Exposição - Indisponível

Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo

img-responsive
Exposição - Indisponível

Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo

Acervo não disponível para solicitação

Um mundo de ideais sob a ótica infantil

Uma das mais exitosas realizações da SGI em âmbito mundial é a mostra Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo. Criada a partir de um concurso de desenhos realizado pela iniciativa do presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, as obras retratam o olhar infantil sobre os principais problemas globais: a fome, a violência, o desmatamento, a poluição. Mas também mostram visões de esperança por um novo amanhecer, os mais dignos sentimentos humanos como o amor, a amizade, a fraternidade e a solidariedade. No Brasil, o concurso teve a parceria do Ministério da Educação que viabilizou as seletivas em todos os estados da Federação.

Trata-se de uma produção conjunta da SGI e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Percorreu 23 cidades do Japão e depois seguiu para o mundo, passando pelo Canadá, Paraguai, Malásia, Cingapura, Hong Kong, Vietnã e Bolívia. No Brasil desde 1994, já ultrapassou a marca dos 4 milhões de visitantes, em 80 montagens.

Dos cerca de 500 desenhos que compõem a mostra, 400 são compostos por mãos infantis de 108 nações – o restante foi produzido por crianças brasileiras – que trazem em cada traço, em cada cor, a visão do país de origem, do mundo e do futuro por elas almejado.

Acervo não disponível para solicitação