Exposição - Indisponível

Sutra de Lotus

Uma mensagem de Paz e Coexistência Harmoniosa

img-responsive
Exposição - Indisponível

Sutra de Lotus

Uma mensagem de Paz e Coexistência Harmoniosa

Acervo não disponível para solicitação

Sabedoria milenar para a coexistência harmoniosa

Paz, eis o maior anseio da humanidade. Sua busca perpassa fronteiras, credos, nacionalidades, culturas. A mostra Sutra de Lótus – uma mensagem de Paz e Coexistência Harmoniosa é uma realização do Instituto de Filosofia Oriental, entidade filantrópica de pesquisa fundada pelo humanista Daisaku Ikeda; e do Instituto de Manuscritos Orientais da Academia de Ciências da Russia. A edição brasileira foi viabilizada por solicitação da Academia Brasileira de Filosofia, com apoio da BSGI que viabilizou a montagem e a exibição. Foram feitas duas montagens – em 2010, na Academia Brasileira de Filosofia no Rio do Janeiro; e em 2011, no Centro Cultural da BSGI em São Paulo. Cerca de 150 mil pessoas visitaram esta exposição.

O Sutra de Lótus é um dos textos budistas mais reproduzidos ao longo do tempo e em mais línguas. A exposição apresenta versões originais e réplicas de sutras, em relíquias e pinturas que ilustram a trajetória de mais de 2.500 anos da filosofia budista.

Busca explicar como o Sutra de Lótus, entre muitos outros sutras, foi sendo amplamente aceito por numerosos grupos étnicos ao longo da história da propagação do budismo a partir da Índia e atingiu grandes regiões da Ásia.

Além disso, destaca sua mensagem central de paz e coexistência, em benefício da sociedade atual, e retrata mensagens do Sutra de Lótus sobre direitos humanos, o valor sagrado da vida, direitos das mulheres e o poder do povo, por meio de uma coexistência harmoniosa.

Acervo não disponível para solicitação