Exposição - Indisponível

Transformando Vidas: O Poder das Educação em Direitos Humanos

img-responsive
Exposição - Indisponível

Transformando Vidas: O Poder das Educação em Direitos Humanos

Acervo não disponível para solicitação

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire). Educar as próximas gerações para um amanhã mais promissor, igualitário e pacífico é a principal bandeira dessa mostra documentário

Como forma de homenagear o quinto aniversário da Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Treinamento em Direitos Humanos, organizações internacionais da sociedade civil de grande relevância e alcance uniram-se para criar esta exposição como forma de disseminar a conscientização sobre o papel vital do ensino de direitos humanos em todo o planeta para a promoção da dignidade, igualdade e da paz e na prevenção de violações e abusos dos direitos humanos.

Conteúdo da exposição

Fundamental para os esforços de desenvolvimento, a educação em direitos humanos é a essência de uma cultura que preserva a integridade da vida. Construir sociedades nas quais os direitos de todos os seres humanos são respeitados, protegidos e atendidos significa acolher a dignidade, a igualdade, a inclusão e o respeito à diversidade. Educar sobre os direitos da dignidade humana não só prepara os participantes transmitindo conhecimento sobre o assunto, como também fomenta o desenvolvimento de valores, atitudes, competências e comportamentos que estimulam ações de defesa e promoção dos direitos humanos, da democracia e do estado de direito.

A primeira parte dessa exposição busca referenciar quanto a importância dos Direitos Humanos na promoção de comunidades harmônicas, posicionando o visitante para a relevância do tema.

Ainda nessa primeira ala, apresentam-se estatísticas que referendam o enunciado anterior, oferecendo um panorama global do cenário atual. 

A ala seguinte inicia com o painel O que é a Educação em Direitos Humanos, oferece uma visão real do tema da mostra com dados e histórias reais de personagens de diferentes países e em cenários diversos, demonstrando o potencial avassalador de iniciativas simples, mas profundamente eficazes.

Assim sendo, experiências individuais somadas a êxitos comunitários são apresentados em cores vívidas por pessoas reais e comuns, demonstrando que a ação isolada de um indivíduo pode, muitas vezes, se traduzir em transformações impactantes e disseminar uma reação em cadeia surpreendente que altera positiva e radicalmente inúmeras vidas.

E, finalizando ala internacional, são apresentadas as iniciativas globais históricas e exemplos de como promover uma efetiva educação em direitos humanos a partir do pensar localmente, agir globalmente, expressão tornada célebre pelo sociólogo alemão Ulrich Beck que foi quem primeiro se dispôs a pensar no fenômeno da globalização.

A exposição contará ainda com uma ala brasileira que está em fase de desenvolvimento, são iniciativas nacionais que mostram o poder da educação em direitos humanos e podem nos inspirar a transformar mais vidas.

Acervo não disponível para solicitação

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"

Nelson Mandela


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"

Nelson Mandela